terça-feira, 29 de dezembro de 2015

To aprendendo inglês, meu povo!!!

Quando falo da minha paixão em aprender a língua inglesa, há quem não entenda. Quem não apoie. Quem apoie mas não concorde. E tem a mim, buscando meios de me tornar fluente na língua. To fazendo um curso na Cultura Inglesa da minha cidade, como já comentei em post anterior, e to adorando o método de ensino deles. Mas sei também que a fluência não chegará apenas com minhas idas ao cursinho todos os sábados, por isso, tenho dedicado parte do meu tempo procurando meios de aprimorar o que eu já sei e evoluir naquilo que eu tenho dificuldade. 

Através das avaliações que eu fiz na Cultura Inglesa pude perceber que além de não conseguir pensar em inglês meu listening não tá lá grandes coisas. Bem, os professores eu consigo entender e quando eu realmente paro pra prestar atenção nas músicas, em vídeos ou nas séries que assisto consigo entender certa parte do que estão falando. O que ocorre é que quando parte para a fala de um nativo, me perco no entendimento e deixo passar informações importantes para a compreensão. Entender que meu listening tá atrapalhando minha evolução, me faz focar ainda mais nessa parte. Percebo também que minha pronuncia deixar MUITO a desejar. Tenho dificuldade nos sons que não possuímos no vocabulário brasileiro e sei que isso é natural... 

O que ando, então, fazendo nessas férias (além de estudar para concurso)?! Venho praticando a pronuncia de algumas palavras e expressões e também o meu listening. O youtube tá me ajudando pra caramba, tem muita gente disposta  a passar um pouco do que sabe de forma gratuita, tirando dúvidas e dando dicas sobre os mais diversos temas. A dica mais legal até agora foi o site Lyrics Training, uma espécie de "Complete a letra da música" que a gente tem tanto nos cursinhos e colégios da vida. Além de aprender a letra correta da música, você ainda pratica o entendimento de algumas palavras. E o melhor: Jogando! Você ganha pontos pelos acertos, e contabiliza quantos erros e acertos teve em cada música. É sensacional!

Outra dica importante e que me faz mais próxima a minha paixão por livros é justamente a leitura de títulos em inglês. Comecei com November 9, da minha querida e amada autora Colleen Hoover. Vou tentar ler mais pelo celular. E anotar no Vocabulary Notebook (sim, mais uma dica :]) todas as palavras novas que eu encontro - ou que procuro saber como se escreve em inglês. 

Apesar de tudo, mesmo que um dia eu não viaje pra Londres, mesmo que meu inglês não avance tanto quanto eu gostaria, mesmo que a fluência demore, sinto que me devo isso. Seguir em algo que acredito ser bom pra mim, para o meu futuro e para a minha carreira. Ok, para os estudantes de Direito, como eu, não há chances de especializações e estudos no exterior, mas sempre há novas possibilidades, novas áreas a serem exploradas e novos caminhos a serem seguidos. Ta aí, essa é uma das metas para 2016 que não quero deixar passar. 

Beijos.
Com carinho, 

Carol. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário